Chega a altura de fazer a mala para a maternidade e logo a mãe pensa nas roupinhas do bebé. Mas para além disso é preciso preparar as coisas em casa para que a novidade maravilhosa de ter um filho não seja camuflada pelo stresse de nos faltar alguma coisa! E mais especificamente relativamente à amamentação, podemos munir-nos de algum material que decerto poderá ajudar-nos a que a amamentação corra pelo melhor.

Aquilo que precisamos mas que não se compra

– Acima de tudo, vontade! O primeiro passo para o sucesso do aleitamento materno é a decisão livre e esclarecida motivada por uma vontade genuína de amamentar e não por convenções sociais (essas esgotam-se mais cedo do que a vontade)

– Muita calma e tranquilidade os bebés são o espelho de quem os cuida, por isso corremos o risco de entrar numa espiral de nervosismo se nos deixarmos levar pelo stresse. Além disso, uma das hormonas responsáveis pelo processo de amamentar é altamente influenciada (leia-se diminuída) pelo stresse; assim, quanto mais calmas e tranquilas estiverem as mães, mais ocitocina terão em circulação e isso é meio caminho andado!

– Conforto… A dor e o desconforto são mais duas condições que afetam negativamente a produção de ocitocina. Deste modo é de grande importância que no pós-parto as dores sejam diminuídas (se necessário com medicação analgésica prescrita) e que a posição de amamentação seja o mais confortável possível. Aqui convém apontar alguns aspetos: as costas, pernas e pés devem estar bem apoiados, a posição deve ser confortável e ergonómica (amamentar num banco estreito, alto e sem apoio para as costas é algo a evitar!) e é o bebé que deve ir à mama e não a mãe que deve entortar as costas para a mama chegar ao bebé! Para isso podem usar-se almofadas para subir a posição do bebé.

– Repouso! São tempos atarefados os que se seguem ao nascimento de um bebé; para além de uma mãe que está eventualmente debilitada e cansada de um parto ou cesariana, de um bebé exigente que acorda frequentemente (para comer, chorar, pedir mimo, mudar fralda…), de noites mal dormidas… Ainda há uma vida social ativa que adquirimos com o nascimento de um bebé!! Parece uma autêntica romaria para ir conhecer a criança! Se por um lado gostamos muito de receber as pessoas de quem gostamos, por outro lado o dia só tem 24horas e temos de guardar algumas delas para dormir! Correndo o risco de parecer repetitiva, a verdade é que também o cansaço bloqueia… a ocitocina!

Assim, tentem combinar com as visitas uma hora menos sensível, dou algumas dicas: que não seja logo de manhã nem muito tarde (não sabem se dormiram bem e não querem alterar as rotinas de sono), que não coincida nem seja muito perto das horas de refeições (especialmente almoço e jantar), porque a última coisa que vos falta é terem de se preocupar com o almoço das visitas também! Ou em alternativa, as visitas podem sempre trazer as refeições e partilhar convosco a tarefa de arrumar a confusão!!!

amamentacao_v2
Aquilo que precisamos e que talvez seja melhor comprar

– Soutiens de amamentação há imensas marcas a vender soutiens de amamentação, apenas quero alertar para alguns pormenores importantes: ser de um tecido respirável; as alças não devem ser muito finas (o peso “extra” pode fazer com que fiquem desconfortáveis); a abertura deve ser fácil (recomendo que experimentem, deverá ser fácil de abrir só com uma mão…); o tamanho deverá ser acima do tamanho habitual; acima de tudo deve ser confortável!

– Discos de amamentação – nem todas as mulheres necessitam logo após o parto de utilizar discos de amamentação de algodão, que servem para absorver pequenas quantidades de leite nos intervalos das mamadas. No entanto podem também servir de almofadas de proteção dos mamilos.

– Pomada hidratante – o ideal é adquirir uma pomada à base de lanolina, uma proteína natural que ajuda a cicatrização e tem uma base bastante hidratante; use-as de modo preventivo logo que começa a amamentação, não espere por uma ferida. Se forem de lanolina podem ser ingeridas pelo recém-nascido sem qualquer problema.

– Discos de hidrogel – a maior parte das senhoras que amamenta, nos primeiros dias sente a pele dos mamilos muito sensível, podendo experienciar sensação de queimadura; os discos de hidrogel (há de várias marcas) servem para hidratar, refrescar e potenciar a cicatrização.
Coisas que talvez não seja emergente comprar

– Biberãos – se queremos amamentar em exclusivo, não será boa ideia encher os armários com biberãos; quando os recém-nascidos estão a aprender a mamar, a tetina do biberão pode baralhá-los.

– Bomba de extração de leite – a bomba extratora deverá ser guardada para situações em que é necessário aumentar a produção, em que o bebé não é capaz de extrair o leite com eficácia ou é necessário extrair leite para o bebé ingerir na ausência da mãe… Mas em cada situação se adequará uma bomba diferente (nomeadamente manual ou elétrica). Talvez seja mais prudente guardar a sua compra para a real necessidade.

– Mamilos de silicone – são uma ajuda para quando a anatomia da mama não facilita a amamentação… Aconselhe-se primeiro com o profissional de saúde acerca da necessidade.

– Protetores de mamilos “conchas” – servem para proteger o mamilo de roçar no soutien, no entanto, a maior parte das mulheres acaba por utilizar poucas vezes, já que aumentam a pressão do soutien na mama, o que se pode tornar desconfortável. Compre apenas se não tolerar de todo o toque da pele no soutien ou se os discos de hidrogel não forem suficientes.

Existem muitos mais artigos relacionados com a amamentação disponíveis no mercado; no entanto, o decorrer do processo da amamentação o dirá se é necessário encher os armários de coisas que poderá eventualmente não utilizar.

Artigo escrito por:

Joana Costa
Enfermeira desde 2006
Enfermeira Especialista em saúde materna e obstetrícia desde 2014
Formadora de massagem shantala
Conselheira em Aleitamento materno

Retirado de: http://onossot2.com/2015/11/quero-amamentar-o-que-preciso/

Poderá ainda aprofundar mais sobre este e outros temas relacionados com a gravidez se assistir aos nossos workshops. Consulte aqui