Voltar ao peso pré-gravidez pode ser uma preocupação para algumas mães. Existe sempre o pensamento que a prioridade é o bebé e que a mãe fica para segundo plano tornando assim mais difícil de atingir este objetivo.
Com uma alimentação saudável e exercício de recuperação pós-parto, o peso poderá ser recuperado sensivelmente após um ano, sendo que, o aconselhado, será uma perda gradual do peso ganho.
Existem alguns fatores a ter em atenção na recuperação do peso pré-gravidez, como a amamentação, estado nutricional nas diferentes fases de gravidez e nível de atividade física. Uma ingestão alimentar inadequada no pós-parto poderá levar a fadiga da mãe, a um impacto negativo no humor e a um desenvolvimento do bebé inadequado se estiver a amamentar.
O Instituto de Medicina de Washington, D.C., define que, durante a amamentação a perda de peso a partir de um mês após o parto, poderá estar entre os 0,5 a 1 kg por mês. Visto que, não possui alteração no volume de leite. No caso de mães com peso acima do recomendado poderá estar aconselhado a perda de peso até aos 2kg/mês, no entanto será necessário avisar no caso de ocorrerem indicadores que o apetite do bebé não é satisfeito.
Uma perda superior a 2kg/mês não será aconselhado para mães normoponderais que estejam a amamentar.
Para recuperar o peso no pós-parto são desaconselhadas dietas restritivas, no entanto a adoção de uma alimentação saudável, variada, completa e equilibrada será o aconselhado nesta fase. Como tal seguem algumas dicas para a recuperação de peso no pós parto:
– Preparar uma possível gravidez com uma alimentação saudável e com um IMC adequado
– Possuir um ganho ponderal adequado durante a gravidez
– Recomenda-se dieta fracionada, em torno de seis refeições ao longo do dia
– Sugere-se o maior consumo de líquidos
– Ingestão diária e adequada de hortícolas e frutas
– Aumentar o consumo de alimentos integrais (arroz integral, massa integral), se não provocar cólicas no bebé quando está a amamentar.

Para existir uma recuperação do peso nesta fase tão importante na vida da mulher e do bebé, é necessário que esta possua uma alimentação equilibrada e adequada as necessidades de ambos, sendo que a prática de atividade física e o descanso são, a par com a nutrição, fatores fundamentais para este objetivo.

Equipa de Nutrição Instituto 4 Life

 

Bibliografia

Good Maternal Nutrition The best start in life, OMS,2016

IOM (Institute of Medicine). Nutrition during lactation. Washington, DC: National Academy Press; 1991.
Dewey KG. Effects of caloric restriction and exercise during lactation. J Nutr. 1998; 128 (Supl.): S386-S9.

Kinnunen TI, Pasanen M, Aittasalo M, Fogelholm M, Weiderpass E, Luoto R. Reducing postpartum weight retention: a pilot trial in primary health care. Nutr J. 2007; 6: 21-9.

Lovelady CA, Garner KE, Moreno KL, Williams JP. The effect of weight loss in overweight lactating women on the growth of their infants. N Engl J Med. 2000; 342: 449-53.

Carmo MGT, Colares LGT, Saunders C. Nutrição na lactação. In: Accioly E, Saunders C, Lacerda EMA. Nutrição em obstetrícia e pediatria. Rio de Janeiro: Cultura Médica; 2003. p. 225-46.

Maria Beatriz Trindade de CastroI; Gilberto KacII; Rosely SichieriI, Determinantes nutricionais e sóciodemográficos da variação de peso no pós-parto: uma revisão da literatura, Rev. Bras. Saude Mater. Infant. vol.9 no.2 Recife Apr./June 2009