Ser papá 4 Life foi a melhor opção que fizemos! Com a ajuda das queridas enfermeiras Anabela e Elizabete foi possível encararmos o início desta viagem com muito mais tranquilidade. Quer ainda no processo da gravidez, como no trabalho de parto (sem nervos à mistura), na amamentação (que, no nosso caso, só durou até aos 9 meses mas nunca antes pensei que chegasse até aí).
Se voltássemos atrás no tempo, sem dúvida alguma que voltaríamos a escolher o Instituto 4 Life!
Um beijinho muito grande para ambas.
Sara, David e Leonor (já com 10 meses feitos!)

. . .

Para nós, ser papá 4 Life é sentir-se seguro, tranquilo e sereno. É preparar a chegada do nosso bebé com toda a tranquilidade possível. Sentimo-nos sempre acompanhados, acarinhados e felizes na companhia das nossas enfermeiras preferidas!

Um beijinho

Agata  e Marcelo, os papás da Soraia

. . .

Antes de me inscrever no curso, estava um pouco reticente se seria um bom investimento…mas logo na primeira sessão percebi que foi um ótimo investimento! Aprendi imensa coisa, esclareci muitas duvidas e as Enfermeiras são umas queridas, falam de mãe para mãe. O papá também gostou e então para ele foi essencial :). Já depois do nascimento da minha pipoca, recorri aos conselhos e experiencia das enfermeiras Anabela e Elizabete, sempre prontas a ajudar. Recomendo vivamente! Gina, Luis e Leonor
Beijinhos e muito sucesso :)

. . .

Ser um papá/mamã 4 Life é… depois de termos aprendido todas as regras e sugestões, saber aplicar umas e esquecer outras, seguir o próprio instinto e adaptarmo-nos ao bebé que temos! A maior prenda que recebemos da vida foi este filhote! Hoje estamos mais seguros e autónomos e sabemos escutar e aprender com o nosso filhote. A vossa ajuda e apoio foi fundamental para ganharmos esta confiança! Obrigada, de coração!

Nem imagina como foi tão importante, sobretudo para mim, conseguir identificar a perdão do rolhão e saber exactamente o que fazer no dia em que o G. nasceu (já lá vão quase 14 meses!). Vocês foram as nossas fadinhas e ajudaram-nos imenso!!
S, M e G

. . .

O meu testemunho do que tem sido ser mamã e papá (tenho autoriação do pai) 4Life é simplesmente fenomenal.
Não estava nada preparada para ser mãe (apesar de ter sido planeado e desejado) e não acreditava nada nas minhas capacidades para lidar com um ser tão pequeno com uma forma peculiar de comunicar… estava convencida de que não iria ser capaz de desempenhar bem as funções a começar pelo parto, até à simples muda de fralda. Mas felizmente tudo mudou no dia 4 de Maio de 2014 no Centro Comercial Alegro. Vou ser franca, apareci no ‘evento’ com o intuito de fazer apenas a barriguinha de gesso J  mas acabei por participar em quase todas as atividades que estavam a promover. E foi então que nos entregaram um flyer com a indicação de um curso intensivo de preparação para o nascimento e parentalidade. Pedimos mais informações por email e inscrevemo-nos pouco depois. Foi a melhor decisão que tomámos!
Confesso que na manhã do primeiro dia de curso, fui a casa almoçar e fui a chorar o caminho todo!!! Estava a ficar muito ansiosa e nervosa com o tema do parto!
Foi um grande choque para mim (ainda bem) falar de coisas que desconhecia por completo e inclusivamente fazer os exercicios de respiração. Fiquei aterrorizada, mas na hora ‘H’ (felizmente) foi disso que mais me lembrei!
Depois deste curso fiquei muito esclarecida em assuntos que desconhecia por completo, inclusivamente da importancia da amamentação, na interpretação dos choros, no banho do bebé, etc etc.
Após o parto fiz outro curso (igualmente importante) de preparação para o inverno e o que é certo é que agora sei perfeitamente como prevenir que o meu filho fique constipado e sei interepretar os sons da respiração dele
No meio desta aprendizagem toda, o que mais valorizei foi a ajuda que as enfermeiras me deram após vir para casa do hospital. Sem qualquer contrapartida, ajudaram-me sempre e a qualquer hora! Quer fosse o assunto a limpeza/queda do umbigo ou o amarelado da pele do meu filho, responderam sempre!
Foram sem duvida alguma a maior ajuda que eu e o meu marido tivemos. Ficaremos eternamente gratos e recomendamos a todos os papás o instituto 4life.
Muito obrigada por toda a ajuda.
Deixo aqui um beijinho e o desejo do maior sucesso possivel! Todos os pais deviam saber o que vocês ensinam tão bem!

. . .

“Quando soube que estávamos à espera de uma Lara, muitas​ duvidas se chegaram à frente na minha cabeça.
Seria capaz de ser um pai carinhoso?
Seria capaz de dar banho à Lara?
Teria capacidade para a proteger?
Teria capacidade de ler/compreender o que a Lara me pedia?
Teria capacidade a meio da noite para acordar e pensar no que ela poderia ter?
No entanto e apòs recomendação de um casal amigo, fizemos o curso de partilha de informação(4 Life)/medos(Pais) e hoje felizmente não tenho duvidas mas sim certezas!
A maior certeza foi a de poder ter recebido e partilhado a informação e sabeer que o que ouvi me permitiu apoiar e sustentar o desenvolvimento e crescimento da Lara.”
Espero que estejam bem
André Raposo

. . .

À Anabela, Elizabete, Daniela, Tânia e Luís,
O nascimento de um bebé é sempre uma alegria na vida de alguém e já há muito era desejado por nós…infelizmente demorou um pouco mais do que estaríamos à espera mas realmente após algum desespero e muita esperança conseguimos…o nosso mais que tudo nasceu…o Gonçalo!
Sei que durante a gravidez, eu (mãe) andava um pouco mais indecisa em fazer o curso mas o pai queria mesmo muito!!!
Felizmente através de uma amiga, ela deu-nos a conhecer o Instituto 4 Life (que tinha cursos “low-cost”) e não hesitámos em contactar!
Foi sem dúvida a escolha mais acertada que fizemos e em tão pouco tempo, pois já estávamos perto da data do parto!
Foi muito didáctico e muito útil sem dúvida!
O melhor ainda tenho de admitir é todo o apoio e profissionalismo que recebemos da Elizabete e da Anabela, no pós parto, pessoalmente ou por telefone!
E o melhor ainda é toda a variedade de serviços que têm para nos propôr depois no pós parto que AJUDA muito as recentes mamãs!
Desde a ginástica pós-parto acompanhada pela fisioterapeuta Daniela que nos motivou imenso, até à ginástica “a sério” com o Luís (PT) só para nós mamãs (que é um luxo) que ajuda a trabalhar os pontos mais críticos do nosso corpo e acima de tudo exercitamo-nos bastante e é uma animação, confesso…já tinha saudades!
Já para não falar da nutricionista Tânia, pela qual estou a ser acompanhada, e que confesso, alguns resultados começam a aparecer!!!
Não é fácil ser mãe, mas com toda esta variedade de serviços a valores extremamente acessíveis, aprendi a dedicar um pouco do tempo só para mim (que é muito importante) e aprendi a começar a olhar para a mulher que há em mim!!!!
Agradeço do fundo do coração por vocês existirem na nossa vida!
Um beijinho muito grande da Ana, Hugo e Gonçalo

. . .

Sou a Mafalda e em breve vou nascer!Quero agradecer à Anabela e à Elisabete por terem proporcionado aos meus papás momentos de sabedoria e aprendizagem.Estou certa de que eles já eram capazes de cuidar e acima de tudo de me Amar mesmo antes de fazerem o vosso curso, mas assim têm mais bagagem para resolver algumas situações, principalmente aquelas em que não serei tão anjinha como eles gostariam que eu fosse.Sabem, é que não trago livro de instruções quando nasço o que lhes dificulta a vida! Segundo sei eles adoraram as horas que passaram convosco e até diziam que iam para a escolinha. Acho que vão ficar com saudades vossas,mas fico descansada porque sei que depois de eu nascer vão poder continuar a contar sempre convosco.
Desde já grata pela vossa sabedoria e pelo vosso empenho, da (também vossa) Mafaldinha!”

. . .

“Quando soubemos que iríamos ter um João, começaram uma série de dúvidas, muitas delas surgiram devido a alguns comentários e histórias contadas por familiares, e apesar de toda a informação disponível hoje em dia, é impossível simplesmente ignorar tudo o que nos dizem. Decidimos então fazer um curso de preparação para o parto. Um casal amigo falou-nos do Instituto 4 life e decidimos experimentar. Logo desde a primeira vez que falamos com as Enfermeiras ficamos “viciados”, sentimo-nos completamente à vontade, como se fossemos parte da família.
Ao longo das sessões as nossas dúvidas e inseguranças foram desaparecendo, e mesmo algumas questões que não eram dúvidas porque simplesmente nunca tínhamos pensado nelas mas que se revelaram bastante pertinentes. Falou-se de tudo, a amamentação que causa tantas questões, especialmente por causa da intervenção sempre bem intencionada de mães, tias, avós que têm sempre uma palavra a dizer. A verdade é que quando chegou a altura, consegui ignorar todas essas “vozes” e lembrava apenas o que falamos no curso, persistência, persistência, persistência, e não há leite fraco, o que fez com que corresse tudo às mil maravilhas.
Foi também no Instituto 4 Life que nos esclareceram quanto às vantagens de utilização do pano porta bébés, que devo dizer foi a melhor coisa em que investi. O João detesta andar no ovinho, e espreguiçadeira nem pensar, é sempre uma choradeira cada vez que tenho de o colocar no ovinho para irmos a algum lado, pelo que no dia a dia opto por o levar no pano. Ele simplesmente adora. Quando era mais pequenino ia na posição de berço e ia o caminho todo a dormir, e mesmo em casa por vezes, como ele sofria muito de cólicas, tinha de o colocar no pano para ele acalmar e dormir um pouco. Agora adora a posição virado para o mundo, bem tentei a posição em que fica virado para mim, mas ele é muito curioso e inclinava-se todo para trás fazendo força com os bracinhos e reclamando porque realmente a camisola da mãmã não é de todo tão interessante como as pedras da calçada, os carros a passar, as árvores, etc.
Por tudo isto, e pela relação e actividades pós-parto que o Instituto 4 Life disponibiliza digo obrigado, obrigado Anabela e obrigado Elizabete”
Beijinhos, Filipa, João e Tiago

. . .

“Quando decidimos fazer o curso de preparação para o parto a nossa ideia era ter algumas luzes para a viagem que tinhamos acabado de iniciar, uma vez que tudo era novidade toda a informação seria bem vinda para não fazermos má figura.
No primeiro dia do curso testemunhamos uma aula prática, a nossa formadora que se encontrava super grávida começou com contracções durante a sessão, se ao mesmo tempo estavamos em panico com medo de presenciar ao nascimento na sala também estavamos maravilhados com a calma manifestada por ela ao dominar as contracções que iam surgindo, e na cabeça da mama  zelia só pensava quem me dera conseguir lidar assim quando chegar a minha vez  (foi uma primeira aula inesquivel).
Depois o decorrer do curso foi sempre muito agradavel e esclarecedor sem termos de lidar com informação em demasia.
Mas a ajuda preciosa foi quando o nosso guilherme nasceu, além de a formadora nos ligar para saber se já havia nascido e tirar duvidas, sempre se mostraram disponiveis para ajudar em tudo o que fosse necessário (confesso que no processo de amamentação e nas colicas as duvidas eram muitas).
Por isso, ficamos muito contente com o facto de nos termos tornado uns papás 4life porque foi determinante nesta fase das nossas vidas.
Temos de agradecer a atenção e disponibilidade disponibilizada tanto pela Anabela como pela Elisabete. Muitos Beijinhos e Abraços”
Zelia, Tiago e Guilherme

. . .

“O meu contacto com o Instituto 4life tratou-se de  um acaso muito feliz pois surgiu de uma pesquisa na internet, sem qualquer referência, mas o resultado não podia ter sido melhor. Gostei bastante da forma como foi apresentado o curso e achei que o mesmo teve o timing certo quanto aos temas abordados, tendo em conta que o objectivo foi esclarecer duvidas,  aprender como evoluir bem na minha gravidez e saber tratar do meu bébé.
A minha decisão de fazer um curso de preparação para a maternidade foi logo tomada no inicio da gravidez tendo em conta a importância que me pareceu ter tambem a dismistificação de muitos “mitos” com que uma mulher grávida é “bombardeada” e o facto de cada pessoa, apesar da boa intenção em partilhar a sua experiência, ser mais uma opinião a juntar a tantas e para quem é mãe pela primeira vez isso poder tornar-se uma confusão……
O curso acabou por ser muito importante para o meu marido, tendo em conta que o ajudou a acompanhar melhor o assunto e a saber mais como agir nas situações. Ajudou-o a “fazer parte” da gravidez e a sentir melhor preparado para o filho, ajudando-nos também como casal a estarmos mais unidos.
Marta, 38 anos, mãe do Lucas”

. . .

Com a ajuda do Curso do Instituto4Life, conseguimos ultrapassar todos os desafios iniciais de quem é mãe/pai pela primeira vez sem a insegurança que muitas vezes acompanha esse momento. Identificámos rapidamente as situações mais delicadas sobre as quais tínhamos sido alertados durante o curso e, dessa forma, adaptámos de imediato as técnicas que estávamos a usar, assim como as nossas posturas e expectativas. Obrigada às profissionais do instituto pela sua ajuda e disponibilidade.

. . .

Olá a toda a equipa!
Obrigada por aquilo que nos ensinaram.
Obrigada por fazerem parte deste momento tão bonito das nossas vidas.
Obrigada pelo apoio nas fases de maior confusão de ideias.
E até à próxima :)
Beijinho,

R.

. . .

“Desde que anunciei a minha gravidez a todos os nossos familiares e amigos estes tinham muitas opiniões sobre tudo e todos os assuntos, de tal forma que achei melhor inscrever-me num curso de preparação para o parto.
Ser mamã 4 Life, foi a minha melhor decisão!
A experiência profissional das enfermeiras Anabela e Elisabete é excepcional (tanto na preparação para o parto, bem como para os primeiros dias já com a bebé). Penso que o facto de serem jovens mamãs também influencia a forma e o à vontade com que os mais variados temas são abordados e explicados.
As dúvidas que tinha, no curso se dissiparam e com um maior à vontade e felicidade gozei a minha gravidez e com algum conhecimento das várias étapas entrei em trabalho de parto sem medos e a minha linda bebé ao mundo se apresentou.
Infelizmente tive uns problemas pós parto e após um mês e meio sem solução à vista (com idas semanais à ginecologista), voltei a contactar as enfermeiras Anabela e Elisabete e mais uma vez o profissionalismo veio ao de cima. Desde aulas de recuperação pós-parto, a uma profissional experiente e querida que muito me ajudou, a Daniela que também não esqueço … em apenas 15 dias com elas e tudo começou a melhorar de dia para dia. Sem elas, a minha vida seria concerteza mais dificil.
A estas profissionais devo um OBRIGADO do tamanho do mundo e desejar-lhes as maiores felicidades tanto a nivel profissional porque merecem como a nivel pessoal. Nunca as esquecerei.”
Carla e bebé Gabriela (7 meses)

. . .

“Às 31 semanas de gravidez decidimos que se calhar não se perdia nada em frequentar um curso de preparação para o parto, as duvidas, incertezas, e o medo, muito medo do parto, e principalmente muito medo de falhar enquanto pais, eram as nossas principais preocupações, sinceramente achávamos que isso não ia desaparecer depois de umas quantas horas de “formação”, mas o que tínhamos a perder?
Logo na primeira sessão percebemos que estávamos redondamente enganados e que provavelmente o facto de ali estarmos a assistir já estava a ser o melhor que poderíamos fazer por nós e principalmente pela nossa filha.
Os medos não desapareceram nem nunca vão desaparecer, mas o espaço que ocupam na nossa cabeça é muito reduzido, porque preparando nos antecipadamente, ganhamos muito mais confiança.
O parto foi lindo, tranquilo, e por isso mesmo uma experiência que queremos repetir brevemente! Já para não falar do nosso dia a dia, nunca mais nesta casa se acordou mal disposto, mesmo dormindo poucas horas (ás vezes minutos!), porque logo ali ao lado da nossa cama esta o nosso bem mais precioso!
Sem a vossa ajuda isto não teria sido tão fácil!!!”
3 grandes beijos desta família (Ana, Paulo e Lara)
E até breve, porque vai ser um curso para repetir!

. . .

“A todos os futuros pais indecisos, não hesitem em fazer o curso do Instituto4Life. Nós adorámos! Ajudou-nos a esclarecer dúvidas e a ficarmos mais confiantes para a chegada do bebé. Além disso, ter sempre o contacto da Anabela e da Elisabete contribui para nos sentirmos mais apoiados.”
Sérgio, Nathalie e Lara
Este testemunho é escrito no dia que a Alice faz 3 meses, e podemos dizer que neste tempo que passou a voar, o que aprendemos no curso fez a diferença. Mesmo antes da Alice nascer já fazia a diferença, a forma tranquila como encaramos a vinda dela deveu-se muito à informação retida no curso. É óbvio que muita coisa vem por instinto, mas a escolha tem de ser feita com base em conhecimento prévio e isso é adquirido nas semanas que passamos com as enfermeiras Elizabete e Anabela.
Para os futuros pais podemos dizer, não duvidem dos vossos instintos, e procurem a melhor forma de receber os vossos rebentos, nós optamos pelo instituto4life e estamos felizes com a nossa escolha.
Ana, Paulo e Alice

. . .

” Optei pelo curso Low-Cost e adorei, sou mamã de primeira viagem e aprendi coisas muito importantes, ate fiquei com vontade de mais e num segundo filho vou optar pelo curso maiorzinho. Recomendo a todos os futuros papás que façam o curso no Instituto4life, a Anabela e Elizabete sao super simpáticas e acessíveis, sempre prontas a ajudar. ”
Tânia e Leonor

. . .

” O curso low cost preparou-nos para sermos uns pais mais informados e seguros na forma como cuidamos do nosso bebe, sem ser muito extenso ou dispendioso deu-nos excelentes dicas!”
Fátima e Vitor

. . .

Depois de muito pesquisar, eis que, por acaso, nos deparámos com o site do instituto4Life!
Analisámos o site, gostámos do conteúdo do curso e depois de algumas questões colocadas, a que foram, prontamente, respondidas pelas Enfermeiras Elizabete e Anabela, decidimo-nos pelo Curso de preparação para o parto no Instituto4Life.
Se quando analisámos o programa no site o achámos, extremamente interessante e completo, então com a frequência das diversas sessões, não restaram quaisquer dúvidas: foi sem dúvida uma Excelente Escolha! Ambas as formadoras (Enfermeira Elizabete e Enfermeira Anabela), são excelentes, conseguem transmitir tudo com um grau de clareza fantástico, as sessões são todas muito interessantes, respondendo a muitas dúvidas (que, muitas vezes nem nos tínhamos lembrado) e de referir ainda os Workshops que são um óptimo complemento do curso e a disponibilidade fantástica quer da Enfermeira Elizabete, quer da Enfermeira Anabela!
Ou seja, eu o meu marido e a nossa filha, Adorámos a frequência do curso e é por isso que recomendamos vivamente o Instituto4Life.
Vanessa, Diogo e Matilde.

. . .

“Conhecemos o Instituto 4 Life através de uma pesquisa casual na internet e como não tínhamos qualquer referência não sabíamos o que esperar. Hoje não podíamos estar mais satisfeitos.
As explicações das enfermeiras Anabela e Elisabete responderam a todas as nossas dúvidas, elucidaram-nos sobre tudo aquilo que não sabíamos e que não nos passava pela cabeça. É claro que muitos medos ainda existem mas encaramos-os de forma mais tranquila.
Agora aguardamos o dia em que iremos conhecer a nossa filha com a certeza que temos profissionais competentes sempre dispostas a ajudar-nos e à distância de um telefonema.
Obrigada por tudo”
Graciete, Paulo e Matilde

. . .

O curso elucidou-nos sobre os mais variados aspectos, não só da gravidez, mas também do parto e dos cuidados com o bebé.
A Elisabete e a Anabela estiveram sempre disponíveis para qualquer dúvida ou questão, principalmente nos primeiros dias após o parto. Foram simplesmente impecáveis. Aconselhamos todos a fazerem o curso no Instituto4life, vale mesmo a pena.
Joana, Rui e Catarina

. . .

Confesso que não foi fácil convencer o pai a fazer um curso de parentalidade mas agora diz a boca cheia que foi o melhor que ele fez!
Aconselhamos todos os papas a fazer o curso principalmente aqueles que tal como nos vão ter o primeiro bebe. As duvidas são mais que muitas e muitas delas nem chegam a ser duvidas porque nem sequer sabíamos que existiam! E certo que o nosso instinto nos ensina a tratar do nosso baby mas com a ajuda da Anabela e da Elisabete tudo e mais fácil ! São fantásticas e sempre disponíveis para nos esclarecer e acalmar.
Andreia, Ricardo e Rodrigo
Assim que soubemos que iriamos ter um bebé…uma das coisas que quisemos fazer, foi um curso de preparação para o parto. Pesquisámos muito, e ainda me inscrevi para fazer o curso no Hospital.. mas, apesar dos dias serem justificados, os horários não eram muito fléxiveis para mamãs trabalhadoras…e muito menos para o pai que tinha todo o gosto em participar. Assim acabámos por encontrar o Instituto 4 life. :) Hórarios flexiveis, com cursos pós laborais e aos fins de semana.
Iamos sempre muito descontraidos e prontos para aproveitar ao maximo.
Em relação ao curso….há muitas coisas que não sabemos, muitas que pensamos saber… há muitos “bichos papões” que na altura desaparecem por termos ali alguém,  mamãs como todas nós, que com toda a dedicação e boa disposição nos explica tudo o que precisamos saber para nos tranquilizar. Sempre nos sentimos em casa e como se fizessemos parte de uma “familia”. Partilhámos experiências, receios, dúvidas…sentimo-nos sem dúvida, mais confiantes, mais seguros, e mais tranquilos.
O ser Mãe.. o ser Pai…é a coisa mais maravilhosa do mundo… no entanto, e no nosso caso que foi a primeira vez… não é algo fácil, é sempre um caminho de descobertas e situações novas… mas com todo o Amor que temos para dar e com pessoas que nos apoiem…o dificil, torna-se mais fácil. :)
Obrigada Elizabete e Anabela…por tudo, pelo carinho com que nos acolheram… e principalmente o carinho com que acolheram a nossa Sara… esta experiência, este curso… foi para nós, mas principalmente para ela e por ela.
Beijinhos com muito Carinho. Raquel, Luis e Sara

. . .

“A experiência no Instituto4life foi bastante enriquecedora para mim. O curso pré-parto e as aulas de Fit&relax prepararam-me muitíssimo bem para esta nova fase da minha vida. Fiz amigos e sei que posso sempre manter-me atualizada com os workshops e outras ações que vão fazendo. Muito Obrigada por tudo.” Cláudia Cunha

. . .

O formato compacto e disponível ao fim-de-semana, e o preço (a nosso ver) adequado foi o que nos levou a procurar o workshop pré-natal do Instituto 4 life. A formação correspondeu às nossas expectativas, e praticamente tudo o que aprendemos nos dois dias nos foi de uma forma ou outra útil nas semanas seguintes antes, durante e nas primeiras semanas após o parto. Para além disso, a disponibilidade da Anabela e Elisabete têm sido uma generosa ajuda e referência esclarecendo-nos inúmeras dúvidas que nos surgem constantemente nestes primeiros meses de frescos pais. Só podemos estar gratos, e por isso mesmo temos aconselhado este curso a todos os amigos a começar actualmente a grande aventura do primeiro filho.

Mariana, Nuno e Lourenço
Obrigado e beijinhos de todos nós.